domingo, 13 de junho de 2010

Eu quero aprender!

É triste sentir o que Maria e Lurdes sentiram no desenrolar de suas vidas, pois, ter o seu primeiro sonho de criança não realizado, sendo que todos temos o direito de ler e escrever, é desestimulador principalmente para quem vai começar a vida sem saber ao menos escrever seu nome.

As crianças da história, não podem ser mais “pobres” pois, ser analfabetas num mundo em que a informação cruza o planeta em segundos é desesperador pois sabemos que elas serão excluídas da sociedade se não forem alfabetizadas.

Não ter o conhecimento básico de sua gramática, é ser um completo miserável!.

Para Maria e Lurdes se sintam cidadãs é necessário que elas saibam pelo menos escrever seu nome, ler um recado escrito pelo seu parente longínquo, saber se conduzirem pelas ruas sem ter que perguntar a alguém se aquele é o ônibus que a levará até sua casa ou seu trabalho.

Sonhar é direito de todos, estudar também. Podemos nos instruir mesmo morando fora dos grandes centros urbanos. Ter educação e a cultura é direito de todo cidadão e não temos que nos mudar das comunidades rurais onde moramos para garantir nossos estudos. O êxodo rural já provou por “a” mais “b”, que abandonar nossas casas na roça não é saída para garantir nosso sustento na cidade grande. Isso é pura ilusão.

Lutemos para que nossos filhos se tornem cidadãos educados e críticos com saúde e “espiritualidade” também, caso contrário estaremos formando verdadeiros “monstros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário